A PRIVAÇÃO DO SONO NOS ADOLECENTES

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A privação do sono tem levado os adolescentes a problemas

Está faltando sono de qualidade na noite dos adolescentes. A privação do descanso noturno predispõe os jovens a problemas sérios de saúde e comportamento.

Males que até agora se acreditavam típicos de adultos insones, como a obesidade e a depressão, começam a se manifestar entre os mais novos.

A última pesquisa sobre o assunto revelou que as noites mal dormidas podem levar os adolescentes à hipertensão, um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Pesquisadores da Universidade Cleveland, nos Estados Unidos, acompanharam 238 meninos e meninas entre 13 e 16 anos que dormiam, em média, sete horas por dia – duas a menos que a quantidade tida como ideal. Divulgado pela revista científica Circulation, o trabalho revelou que 26% dos jovens tinham dificuldade para pegar no sono ou acordavam freqüentemente durante a noite, o que elevou em 3,5 vezes o risco de hipertensão. Outros 11% dormiam menos de seis horas por noite – e tiveram 2,5 vezes mais probabilidade de apresentar pressão alta. “O sono é um item fundamental para a vida saudável, mas raramente incluído na famosa e já tão batida combinação de dieta e exercícios físicos para a boa saúde”, diz o neurofisiologista Flávio Alóe, do Centro de Estudos do Sono do Hospital das Clínicas, de São Paulo.

Autor: Anna Paula Buchalla
Fonte: Revista Veja
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.