Cinco modos curiosos de viver 100 anos

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Ler revistas de cabeça para baixo, fofocar, discutir a relação – as dicas de especialistas em saúde para aumentar sua longevidade revelam algumas surpresas

Em dez anos, no panorama mundial, a expectativa de vida de mulheres e homens aumentou em mais de três anos – as mulheres passaram de 67,98 para 71 e os homens, de 63,36 para 66,52 anos.

Como isso é possível? Melhorias em assistência médica e redução da mortalidade infantil são parte da explicação, assim como melhorias no grau de escolaridade. O fato é que podemos estender ainda mais a vida útil e ativa. E de jeitos quase improváveis…

Discuta com o parceiro
Não engula mágoas. Pesquisadores da Universidade de Jena, na Alemanha, constataram
que quem expressa raiva e outras emoções negativas pode esperar viver até dois anos a mais do que quem reprime os sentimentos e guarda mágoas. Com o tempo, a raiva engolida pode causar hipertensão arterial, insônia, problemas cardiovasculares e aumentar o risco do surgimento de câncer.

Leia uma revista de cabeça para baixo
Todo dia, saia deliberadamente da sua zona de conforto – lendo de cabeça para baixo, por exemplo – para provocar um leve estresse cerebral e danificar neurônios. Ao reparar esse dano, o corpo também repara outros ligados ao envelhecimento, diz o Dr. Marios Kyriazis, assessor médico da Sociedade Britânica de Longevidade. Ele sugere outras estratégias: escrever com a mão não dominante, defender uma opinião contrária às suas crenças e até ouvir músicas que detesta.

Fofoque
Uma boa fofoca entre amigas aumenta o nível do hormônio progesterona, que reduz a ansiedade e o estresse, segundo pesquisadores da Universidade de Michigan. Depois de apenas 20 minutos, eles verificaram que as moças que fofocavam tinham mais progesterona que as outras.

E não são só as mulheres que se beneficiam. De acordo com o Instituto Karolinska, de Estocolmo, ter boas amizades platônicas e laços sociais fortes reduz bastante o risco de infarto do miocárdio e doença coronariana fatal em homens de meia-idade.

Respire por um canudinho
Reserve alguns minutos por dia para respirar profundamente por um canudo; com esse exercício simples respiramos mais fundo, o que melhora a função e a capacidade pulmonares (que se reduzem com a idade), diminui o ritmo cardíaco e baixa a pressão, diz o Dr. Mike Moreno, autor de O plano dos 17 dias para manter-se jovem.

Não saia da cama às segundas no inverno
A probabilidade de morrer na segunda-feira é 18% maior que no domingo (talvez pelo estresse de voltar ao trabalho) e a de morrer no inverno, 25% maior que no verão, diz a Dra. Sarah Brewer, clínica geral londrina e autora do livro Live Longer, Look Younger (Viva mais, pareça mais jovem).

A culpa é do relógio biológico, que influencia a pressão arterial, o ritmo cardíaco e a atividade cerebral.

Revista Seleções.

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