Colchões Vencidos Podem Causar Doenças

Os ácaros são microscópicos, praticamente invisíveis a olho nu. Cada espécie vive de 2 a 4 meses sendo que as fêmeas colocam entre 50 a 100 ovos mensalmente.

Preferem ambientes úmidos e escuros e se alimentam de restos de comida, insetos, fungos e dos resíduos da descamação de pele humana e de animal.

 Cada ácaro, produz cerca de 35 bolotas fecais diariamente e durante sua vida o total de suas excreções pode ultrapassar 200 vezes o seu peso.

Com a movimentação natural do ar ou quando se usa ventiladores e espanadores de poeira, uma parte destas partículas é lançada no ar ambiente, permanecendo em suspensão por muitas horas e desta forma atinge facilmente a mucosa respiratória dos humanos.

Os ácaros são encontrados em grande quantidade impregnados nos colchões e travesseiros, onde encontram as melhores condições para a proliferação.

Dados estatísticos revelam que um colchão vencido pode ter aumentado seu peso em até 20% no período de quatro anos, em decorrência da proliferação e do acúmulo de dejetos dos ácaros.

Os “ácaros do colchão” são os principais  causadores  das alergias respiratórias, entre ela a asma,renites etc… Por razões semelhantes, também a presença de mofo, fungos e outros micro-organismos presentes em colchões vencidos podem ser prejudiciais a determinadas pessoas,e nelas desencadearem crises de alergia.

Os estudos mostraram que no decorrer dos anos os colchões são expostos a vários fatores tais como:umidade,calor,suor e descamação natural da pele,o que contribui para a proliferação de ácaros e fungos.

É consenso entre os profissionais médicos  recomendação para que seus pacientes portadores de alergias, respiratórias ou de pele, troquem seus colchões e travesseiros tradicionais, dentro de no máximo 4 anos,para evitar o contato com os ácaros e seus derivados.

IMPORTANTE : Segundo o estudo mais de 80% das pessoas pesquisadas não lembravam a quanto tempo não trocavam de colchão, enquanto que as demais responderam que foi quando se casaram ou quando trocaram de casa. ” A quase totalidade estava com o colchão vencido, com enormes prejuízos a saúde.