DORES NAS COSTAS

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DORES NAS COSTAS / REVISTA VEJA / 15/10/2012

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% das pessoas no mundo sofrem – ou sofrerão ao longo da vida – com algum tipo de dor na coluna.  Dado bastante assustador, não é mesmo?

Mas calma, antes de entrar em pânico e achar que será o próximo da lista, vamos tentar entender como essa ameaça pode nos afetar e o que devemos fazer para nos prevenir.

A coluna é formada por um conjunto de estruturas ósseas chamadas vértebras, que são dispostas umas sobre as outras. Entre elas, existem os discos intervertebrais, que têm a função de amortecer impactos e sobrecargas, além de proporcionar estabilidade para a coluna. Outras estruturas responsáveis por essa estabilização são os ligamentos e a musculatura tanto a paravertebral (das costas) como a abdominal. Ambas precisam estar sempre alongadas e fortalecidas para que possamos evitar dores e desconfortos.

Você sabia que a dor nas costas é a causa principal dos afastamentos no trabalho? Segundo dados do Ministério da Previdência Social, por ano ocorrem aproximadamente 160.000 casos de licenças relacionadas a esse problema. E todos os tipos de trabalhadores podem ser afetados, desde os que carregam muito peso, até os que passam horas na frente de um computador. E esse é um dos principais erros que cometemos atualmente: permanecer muito tempo numa determinada posição, principalmente sentado, postura que gera muita sobrecarga articular, principalmente na região lombar.

A forma como realizamos algumas tarefas, por exemplo, agachar para pegar um peso sem dobrar os joelhos, rodar o tronco repetidas vezes e dormir em posições inadequadas, também prejudica a coluna.  Além disso, o sobrepeso e a falta de alongamentos são dois importantes vilões nessa história. Um ponto importante é lembrar que é importante procurar um médico, assim que as dores começarem. O especialista pode fazer a correta investigação do quadro e apontar o melhor tratamento. Adiar a consulta, por outro lado, pode agravar o problema e piorar as dores.

A melhor opção, como sempre, é a prevenção. E para evitar as dores nas costas não é preciso muito, bastam alongamentos todos os dias ao acordar, movimentação freqüente – se você trabalha sentado tente movimentar-se por alguns minutos de hora em hora – e pratica de atividades físicas regularmente. Dê preferência para atividades que também trabalham com o fortalecimento da musculatura responsável por estabilizar a coluna e diminuir a sobrecarga que o corpo vai recebe ao longo do dia. Se fizer isso, pode ter certeza que sua coluna vai agradecer e, provavelmente, você passará bem longe daquela terrível estatística do início desse texto.

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