Guia De Postura No Escritório

Guia de Postura – No escritório

Para quem trabalha muito tempo sentado, usando o computador, as dicas de ergonomia são de fundamental importância para evitar os problemas na coluna vertebral. Observar a altura e o tamanho da mesa e da cadeira, buscar apoio para os braços e para os pés, ajustando o encosto da cadeira, a distância e a altura do monitor ao seu tamanho, são pontos fundamentais. A seguir, você verá todos esses quesitos de forma detalhada e ilustrada, lembrando também da importância de se levantar e sair da posição de trabalho várias vezes no decorrer da jornada.

Uma boa dica para quem usa lentes progressivas é deixar o monitor do computador um pouco mais abaixo da linha dos olhos, diferentemente de como é colocado normalmente. Sem saber disso, as pessoas que usam essas lentes fazem uma rotação posterior da cabeça para que enxerguem melhor, o que gera um desconforto na região cervical devido a diminuição do espaço entre a cabeça e a nuca.

1) Usando o computador

 

 

Posturas incorretas ao usar o computador

Errado: Evite esta posição, pois todo o peso do corpo vai cair sobre a coluna lombar. Nesta posição o seu pescoço será sobrecarregado e você poderá ter dores na parte superior dos ombros. A cadeira fixa impede que você mantenha uma postura.

Errado: Nesta posição os seus joelhos estão muito dobrados, impedindo a circulação normal das pernas. Os joelhos devem fazer um ângulo de 90 graus A cadeira fixa impede que você mantenha uma postura. A cadeira deve ter rodinhas, regulagem de altura, regulagem de encosto e apoio para os cotovelos. Neste caso você poderá ter dormência nos dedos da mão, pois o punho está sendo pressionado pela borda da mesa.

2) Posição do computador para quem usa lentes bifocais

posição do monitor para quem usa lentes bifocais - ERRADO e CERTO

Errado: Evite rodar a cabeça para cima, pois este movimento provoca tensão e dores na região do pescoço.

Certo: Coloque o monitor um pouco abaixo da linha dos olhos de modo que a cabeça não rode para cima, já que é a parte de baixo das lentes que contém o grau ideal para leitura.

3) Corrigindo a postura

Corrigindo a postura - ERRADO e CERTO

 – Mantenha os calcanhares no chão ou em uma rampa de apoio. Os joelhos devem fazer um ângulo de 90 graus ou ficarem um pouco mais altos que o quadril.
– Mantenha sempre os cotovelos apoiados. Caso sua cadeira não tenha braços reguláveis, mantenha-os na mesa.
– Os punhos também devem ser apoiados sobre uma peça confortável.
– O encosto da cadeira deve ficar sempre em contato com a região lombar.
– Mantenha o quadril bem próximo ao encosto da cadeira.
– Mantenha o olhar sempre no horizonte. Caso você utilize lentes progressivas, o monitor deve ficar um pouco mais abaixo para evitar a extensão do pescoço (rosto olhando para cima).

 http://www.herniadedisco.com.br