Transtorno do Sono pode causar Doenças

Pessoas com um tipo de transtorno de sono que faz com que fiquem bastante agitadas ou gritem quando estão dormindo podem ter maior risco de desenvolver doenças como Alzheimer, Parkinson ou demência com corpos de Lewy. A afirmação consta de um estudo publicado na versão digital da revista Neurology (www.neurology.org).

Portadores do distúrbio não têm a falta de tônus muscular que normalmente ocorre durante a fase REM, conhecida como o momento em que o sono é mais profundo. Pelo contrário, tem uma atividade muscular excessiva, dando socos,chutes e gritos.

Os 93 voluntários avaliados haviam sido diagnosticados com o transtorno do sono na fase REM. Durante os cinco anos de acompanhamento, 26 desenvolveram algum tipo de doença neurodegenerativa: Parkinson(14), Alzheimer(11) ou outro tipo de demência como os corpos de Lewy.

Um dos voluntários sofreu síndrome de Shy-Drager, um transtorno raro que afeta o movimento, a pressão sanguínea e outras atividades corporais.

Segundo o autor da pesquisa, Ronald Póstuma, da Universidade McGill, de Montreal, os resultados permitem entender melhor como se desenvolvem essas doenças e sugerem uma possibilidade de prevenção.